terça-feira, 2 de novembro de 2010

HISTÓRIA DA CAPELA DE SÃO JOSÉ UMARIZAL-RN


 
No dia 02 de Maio de 1981 num pequeno bairro que chamávamos de Rua Nova reuniram-se um grupo de mais ou menos secessenta pessoas e foi realizado um circulo bíblico onde surgiu a ideia da construção de uma capela.

Em 14 de Agosto do mesmo ano o Padre Mariano vai a Mossoró contratar os engenheiros Robson e Ronaldo Lima para da inicio a realização da planta da Igreja.

No dia 03 de junho de 1984 foi celebrada uma missa em ação de graça pelo início da construção que contou com um grande número de fieis, bastante felizes pelo acontecimento.

No mês de Julho teve início o alicerce com mais uma missa de ação de graças.

A capela foi construida em um terreno doado pelo então prefeito Carlindo Pereira de Melo. O terreno havia pertencido ao senhor gustavo.

Em 1985 em pleno andamento dos trabalhos foi celebrada mais uma missa com mais um grande número de fieis. Já em 86 mais uma missa, dessa vez pedindo a proteção de Deus.

No dia 02 de Abril de 1988 já com a estrutura interna quase totalmente pronta com bancos, piso etc, houve a primeira Vigília Pascal e os primeiros batizados.

No mês de outubro de 1989 a irmã Maria José visita as famílias dos bairros São José e Cohab com o auxilio de três catequistas. As mesmas, ministravam aulas de corte e costura no Bairro São josé, faziam reuniões com coroinhas, fundaram o clube de São tarcísio, implantaram a preparação para a primeira eucaristia, a Festa de São José com prossição e as missas na Capela.

Para Dª Algenira uma moradora do bairro naquela época, a construção da capela foi como uma ação de graça, pois em suas orações sempre pedia a Deus para que construíssem uma igreja próximo a sua residência pois a mesma tinha dificuldades de frequentar a Igreja Matriz por ser muito distante do Bairro.

A partir daí, as realizações da igreja não só para com o bairro mais para a comunidade Umarizalence de um modo geral foram grandes. Celebrações, caminhadas, as festas do Padroeiro, as procissões engrandeceram a fé no município e até hoje a solida construção é visível no bairro ostentando a mesma arquitetura que tivera outrora e ostentando também a fé, dos moradores que ali residem nos dias de hoje.

2 comentários:

  1. quero parabenizá-los por tão grande iniciativa.
    Esta Capela tem história que precisa ser contada.
    Que Deus os abencoe sempre!

    Pe. Francinaldo

    ResponderExcluir
  2. ANÁLISE DA ARQUITETURA DA CAPELA SÃO JOSÉ.
    a capela possui uma arquitetura eclética (que mistura) arquitetura neoGótica com neoClássica.
    logo na entrada temos 3 portas que dão acesso as naves central e naves laterais simbolizando da esquerda pr direita, portal da virgem, do julgamento e de Santa Ana.
    Acima da porta central vemos o simbolo da cruz em substituição a rosácea.
    Na parte de cima vemos um frontão que faz parte da arquitetura neoClássica.
    Nas laterais temos belas enorme janelas ogivais. Nesse tipo de arquitetura Deus é luz e sua presença torna-se visivel pela luz que ilumina a igreja.

    A verticalidade é outro ponto de destaque nesse tipo de aruitetura, note a imponencia que nos passa ao vê-la por fora. Ao que me parece a capela não possui o formato de cruz em sua nave central (parte de dentro).
    As janelas ogivais são simples sem vitrais e acima de cada uma temos pequenas tracerias simples(janelas arredondadas)
    Prof. de Artes Roberlânio

    ResponderExcluir